Laboratório de Biodiversidade

Pesquisa e Desenvolvimento

 

O Grupo de Pesquisa BIOPROS – Bioprospecção Molecular no Uso Sustentável da Biodiversidade está registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo formado por pesquisadores, em sua maioria da Universidade Federal de Viçosa (UFV), de diferentes áreas da ciência, que atuam de forma complementar no campo do uso sustentável dos recursos naturais florestais. Desde 2007, o grupo vem atuando na busca de produtos florestais não madeireiros dos biomas Cerrado e Mata Atlântica. A realização de pesquisa, o desenvolvimento de tecnologias ambientais e atividades relacionadas à educação ambiental visam a utilização dos recursos naturais desses biomas de forma sustentável, fundamental para estimular e viabilizar empreendimentos sustentáveis ambiental e economicamente.

No sentido de buscar tecnologias que auxiliem a busca de novos produtos florestais não madeireiros como medicamentos, alimentos, cosméticos e agroquímicos, o grupo tem realizado pesquisa com espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica em reservas ambientais pertencentes a UFV, sendo produzido uma coleção de extratos direcionada aos estudos de identificação química e de avaliação de atividades biológicas. Para tal, foi desenvolvida a Plataforma MAPA, empregando tecnologia de georeferenciamento em interface com sistema de bioinformática, que otimiza a pesquisa de prospecção de produtos naturais bioativos, consistindo assim, o “BioPros Extracts Library (BEL)”. A fiel observância aos preceitos legais referente ao acesso/remessa ao patrimônio genético, pelas autorizações concebidas pelos órgãos competentes do governo brasileiro, reforça a BEL como importante instrumento indutor para a busca de novos produtos naturais bioativos oriundos de plantas do bioma Mata Atlântica.

Atualmente, o BIOPROS alinha o trabalho de campo, realizado em áreas de Mata Atlântica e do Cerrado, com a pesquisa em laboratórios de botânica, biologia, química e de engenharia florestal, bem como atividades relacionadas à prática da educação ambiental dentro do contexto da bioprospecção no uso sustentável da biodiversidade.

Bioprospecção

A atividade de bioprospecção é definida como a pesquisa sistemática para a busca de compostos químicos, genes, micro e macrorganismos e outros produtos naturais disponíveis para seu potencial uso nas indústrias farmacêutica, agrícola e biotecnológica, de forma a obter novos produtos e processos que apresentem elevado valor comercial.

SAIBA MAIS

Plataforma-Mapa


A atividade de bioprospecção é definida como a pesquisa sistemática para a busca de compostos químicos, genes, micro e macrorganismos e outros produtos naturais disponíveis para seu potencial uso nas indústrias farmacêutica, agrícola e biotecnológica, de forma a obter novos produtos.

Espaço Ciência

Toda esta diversidade de plantas das florestas tropicais ainda é pouco conhecida pelos pesquisadores.
Dados recentes indicam que menos de 1% dessas espécies vegetais foram investigadas cientificamente no campo da medicina.

Neste universo, várias moléculas presentes nestas plantas são totalmente desconhecidas do ponto de vista da química e quanto ao seu potencial como fármaco ou outros produtos de interesse para a sociedade.

BioPESB

Programa de Bioprospecção e Uso Sustentável dos Recursos Naturais da Serra do Brigadeiro


O Programa envolve vários projetos do grupo de pesquisa também intitulado BioPESB, reconhecido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil. O BioPESB reúne pesquisadores e extensionistas de diferentes áreas da ciência que atuam, de forma conjunta, no campo da bioprospecção e uso sustentável dos recursos naturais de áreas remanescentes da Mata Atlântica local.

Além da importância de se estudar a biodiversidade da Mata Atlântica, o fato de as pesquisas do BioPESB serem focadas na região da Serra do Brigadeiro, com delimitações geográfica e sócio-demográfica do espaço de atuação, se deve a criação de uma relação de compromisso e confiança entre os atores envolvidos, contribuindo para a gestão integrada das atividades.

Conheça o site do BioPESB