Laboratório de Biodiversidade

QUEM SOMOS

Pesquisador do BIOPROS na Mata Atlântica

O Programa BIOPROS é formado por uma rede de pesquisadores e extensionistas universitários que atuam na área de bioprospecção molecular visando a busca de bioprodutos inseridos no ideal de sustentabilidade da biodiversidade. Para este fim, o Programa tem mantido relação direta com a comunidade científica, populações do entorno de áreas florestais e órgãos públicos envolvidos nos campos da ciência e meio ambiente. Dentro do Programa existe o Grupo de Pesquisa BIOPROS que está registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para incentivo à pesquisa no Brasil, cuja sigla é CNPq). No Grupo de Pesquisa BIOPROS estão pesquisadores de áreas complementares da ciência envolvidos com projetos científicos na área da bioprospecção molecular. Estas pesquisas, desenvolvidas em níveis de iniciação científica, mestrado e doutorado, contribuem para a formação de novos bioprospectores.

Entende-se bioprospecção como a área da ciência que busca conhecer os componentes genéticos e químicos de plantas, animais, microrganismos e organismos marinhos com a finalidade de desenvolver bioprodutos de interessa para a sociedade. No caso das linhas de pesquisa do BIOPROS, buscamos nas plantas matéria-prima para o desenvolvimento de produtos benéficos para a sociedade, como fármacos, alimentos e defensivos agrícolas.

A necessidade de criação de um Programa abrangendo o Grupo de Pesquisa vai ao encontro de levar os resultados dos conhecimentos científicos gerados para além da comunicação acadêmica, passando também a dialogar com a comunidade e órgãos públicos, visando a geração de tecnologias e políticas públicas ligados ao tema do uso sustentável da biodiversidade.

Missão

Promover o desenvolvimento científico-tecnológico empregando as propriedades químico-biológicas de espécies vegetais nativas brasileiras de forma participativa e sustentável, como também visando a sua divulgação para a sociedade.

Visão

Tornar-se referência nacional e internacional na realização de pesquisa e disseminação do conhecimento na área de bioprospecção molecular a partir da biodiversidade brasileira, consistindo em um eixo central entre floresta, pesquisa, desenvolvimento, educação e cultura.

Valores

O BIOPROS inclui os valores da Convenção da Diversidade Biológica, sendo assim sintetizados:

   – Comprometimento: Compromisso dos pesquisadores com a sociedade e com a realização de propósitos comuns e duradouros.

   – Sustentabilidade: Aproveitamento sustentável dos recursos naturais, conservando-os para as futuras gerações.

   – Responsabilidade socioambiental: Atuação balizada pela ética, pela transparência e pelo respeito à sociedade, ao ambiente, à diversidade e ao desenvolvimento sustentável.

   – Excelência: Primazia pela eficiência, efetividade, qualidade e pioneirismo na execução da pesquisa em bioprospecção farmacêutica.

   – Segurança Jurídica: Atendimento à legislação pertinente ao acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado.

   – Comunicação: Interação permanente com a comunidade e divulgação dos resultados do grupo, facilitando o acesso à informação, produtos e serviços gerados.

   – Cooperação: Valorização das alianças institucionais para compartilhar competências, definir e atingir objetivos comuns.

Bioprospecção

A atividade de bioprospecção é definida como a pesquisa sistemática para a busca de compostos químicos, genes, micro e macrorganismos e outros produtos naturais disponíveis para seu potencial uso nas indústrias farmacêutica, agrícola e biotecnológica, de forma a obter novos produtos e processos que apresentem elevado valor comercial.

SAIBA MAIS

Plataforma-Mapa


A atividade de bioprospecção é definida como a pesquisa sistemática para a busca de compostos químicos, genes, micro e macrorganismos e outros produtos naturais disponíveis para seu potencial uso nas indústrias farmacêutica, agrícola e biotecnológica, de forma a obter novos produtos.

Espaço Ciência

Toda esta diversidade de plantas das florestas tropicais ainda é pouco conhecida pelos pesquisadores.
Dados recentes indicam que menos de 1% dessas espécies vegetais foram investigadas cientificamente no campo da medicina.

Neste universo, várias moléculas presentes nestas plantas são totalmente desconhecidas do ponto de vista da química e quanto ao seu potencial como fármaco ou outros produtos de interesse para a sociedade.

BioPESB

Programa de Bioprospecção e Uso Sustentável dos Recursos Naturais da Serra do Brigadeiro


O Programa envolve vários projetos do grupo de pesquisa também intitulado BioPESB, reconhecido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil. O BioPESB reúne pesquisadores e extensionistas de diferentes áreas da ciência que atuam, de forma conjunta, no campo da bioprospecção e uso sustentável dos recursos naturais de áreas remanescentes da Mata Atlântica local.

Além da importância de se estudar a biodiversidade da Mata Atlântica, o fato de as pesquisas do BioPESB serem focadas na região da Serra do Brigadeiro, com delimitações geográfica e sócio-demográfica do espaço de atuação, se deve a criação de uma relação de compromisso e confiança entre os atores envolvidos, contribuindo para a gestão integrada das atividades.

Conheça o site do BioPESB