A atividade de bioprospecção é definida como a pesquisa sistemática para a busca de compostos químicos, genes, micro e macrorganismos e outros produtos naturais disponíveis para seu potencial uso nas indústrias farmacêutica, agrícola e biotecnológica, de forma a obter novos produtos e processos que apresentem elevado valor comercial.
SAIBA MAISBioprospecção
BIOPROS Extracts Library
O BIOPROS Extracts Library (BEL) tem a missão de investigar o potencial de extratos, frações e produtos naturais obtidos de plantas acessadas em fragmentos de Mata Atlântica, com o intuito de se avaliar o potencial destes extratos como antitumoral, antimicrobiano e como inibidores enzimáticos. Atualmente, cerca de 230 espécies já foram identificadas, georeferenciadas, plaqueadas e seus dados adicionados a Plataforma MAPA. Existe o potencial da extratoteca ter mais de 800 extratos com diferentes composições químicas, o que representa um grande reservatório de estruturas químicas a serem testadas.
Objetivo Geral
O BIOPROS Extracts Library (BEL) por meio de uma metodologia inovadora, agregando ferramentas de bioprospecção, informática e de georeferenciamento, visa a obtenção de extratos e moléculas bioativas oriundas de espécies nativas do bioma Mata Atlântica que possam ser usadas no desenvolvimento de novos produtos no campo da medicina, cosmético, alimentos, veterinária e agroquímica.
Objetivos Específicos
– Integrar e sistematizar ferramentas interdisciplinares visando subsidiar a descoberta de usos florestais não madeireiros de espécies vegetais nativas da Mata Atlântica;
– Estabelecer coleção ex situ de extratos, frações e moléculas extraídas de espécies vegetais da Mata Atlântica para serem testados frente a alvos biológicos de interesse para a medicina e agricultura
– Geração de mapas de cobertura florestal de fragmentos da Mata Atlântica usando dados de sensoriamento remoto por satélite;
– Estabelecer métodos eficientes e repetitivos de preparo de amostras de extratos e frações vegetais direcionados para o “screening” frente a diferentes alvos biológicos;
– Estabelecer parcerias com grupos de pesquisadores de excelência no campo da bioprospecção farmacêutica;
– Capacitar pesquisadores bioprospectores;
– Difundir o conhecimento gerado para a sociedade.
Plataforma-Mapa
A atividade de bioprospecção é definida como a pesquisa sistemática para a busca de compostos químicos, genes, micro e macrorganismos e outros produtos naturais disponíveis para seu potencial uso nas indústrias farmacêutica, agrícola e biotecnológica, de forma a obter novos produtos.
Espaço Ciência
Toda esta diversidade de plantas das florestas tropicais ainda é pouco conhecida pelos pesquisadores.
Dados recentes indicam que menos de 1% dessas espécies vegetais foram investigadas cientificamente no campo da medicina.
Neste universo, várias moléculas presentes nestas plantas são totalmente desconhecidas do ponto de vista da química e quanto ao seu potencial como fármaco ou outros produtos de interesse para a sociedade.
BioPESB
Programa de Bioprospecção e Uso Sustentável dos Recursos Naturais da Serra do Brigadeiro
O Programa envolve vários projetos do grupo de pesquisa também intitulado BioPESB, reconhecido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil. O BioPESB reúne pesquisadores e extensionistas de diferentes áreas da ciência que atuam, de forma conjunta, no campo da bioprospecção e uso sustentável dos recursos naturais de áreas remanescentes da Mata Atlântica local.
Além da importância de se estudar a biodiversidade da Mata Atlântica, o fato de as pesquisas do BioPESB serem focadas na região da Serra do Brigadeiro, com delimitações geográfica e sócio-demográfica do espaço de atuação, se deve a criação de uma relação de compromisso e confiança entre os atores envolvidos, contribuindo para a gestão integrada das atividades.
Conheça o site do BioPESB