Bioprospecção

Curso de HPLC-DAD

Curso de Cromatografia Líquida de Alta Performance Acoplada a Detector DAD: Fundamentos e Aplicações

OBJETIVO GERAL: Orientar quanto ao planejamento, organização, funcionamento e interpretação de resultados de Cromatógrafo Líquido de Alta Performance (HPLC) acoplado a detector UV e DAD.

ESPECÍFICOS: Proporcionar conhecimentos teórico e prático sobre técnicas cromatográficas aplicadas nas indústrias farmacêuticas, biotecnológicas, químicas, cosméticas e de alimentos, de acordo com os compêndios oficiais. Proporcionar conhecimento para o desenvolvimento de novos métodos.

INSCRIÇÃO: www.facev.org.br

Ministrante: Professora Ms. Letícia Monteiro Farias – Mestre em Bioquímica Aplicada/UFV na linha de desenvolvimento e validação de métodos cromatográficos por HPLC. Especialista em Controle e Garantia da Qualidade em Produtos Farmacêuticos. Bacharel em Farmácia. Possui experiência profissional em Indústria Farmacêutica na área de Controle de Qualidade, com ênfase em Cromatografia Líquida de Alta Eficiência – HPLC.

 

Aulas teóricas (12 horas):

18 de outubro (quinta-feira): 8:00 às 12:00 e de 13:00 às 17:00

19 de outubro (sexta-feira): 8:00 às 12:00

*Aulas práticas (8 horas):

 

Turmas com máximo de 5 alunos:

Turma 1 (5 alunos) – 19 de outubro: 13:00 as 17:00h e 20 de outubro: 8:00 as 12:00h

Turma 2 (5 alunos) – 20 de outubro: 13:00 as 17:00h e 21 de outubro:  8:00 as 12:00h

Turma 3 (5 alunos) – 27 de outubro: 8:00 as 12:00h e de 13:00 as 17:00h

Turma 4 (5 alunos) – 28 de outubro: 8:00 as 12:00h e de 13:00 as 17:00h

 

* O cursista irá escolher uma das quatro datas acima. A preferência de escolha do dia de Aula Prática se dará de acordo com a ordem de inscrição no curso.

Data do evento: Dias 18 e 19 de outubro (Aulas Teóricas). Dias 19 ou 20 ou 27 ou 28 de outubro de 2018 (Aula Prática).

Local do Curso: Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, Campus da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa – MG.

Público Alvo: Acadêmicos e profissionais que atuam na área de cromatografia.

Valor da inscrição: R$350,00. Nesse valor está incluso todo o material didático, a emissão de certificados e coffe breack.

Número de Vagas: 20

Bioprospecção

A atividade de bioprospecção é definida como a pesquisa sistemática para a busca de compostos químicos, genes, micro e macrorganismos e outros produtos naturais disponíveis para seu potencial uso nas indústrias farmacêutica, agrícola e biotecnológica, de forma a obter novos produtos e processos que apresentem elevado valor comercial.

SAIBA MAIS

Plataforma-Mapa


A atividade de bioprospecção é definida como a pesquisa sistemática para a busca de compostos químicos, genes, micro e macrorganismos e outros produtos naturais disponíveis para seu potencial uso nas indústrias farmacêutica, agrícola e biotecnológica, de forma a obter novos produtos.

Espaço Ciência

Toda esta diversidade de plantas das florestas tropicais ainda é pouco conhecida pelos pesquisadores.
Dados recentes indicam que menos de 1% dessas espécies vegetais foram investigadas cientificamente no campo da medicina.

Neste universo, várias moléculas presentes nestas plantas são totalmente desconhecidas do ponto de vista da química e quanto ao seu potencial como fármaco ou outros produtos de interesse para a sociedade.

BioPESB

Programa de Bioprospecção e Uso Sustentável dos Recursos Naturais da Serra do Brigadeiro


O Programa envolve vários projetos do grupo de pesquisa também intitulado BioPESB, reconhecido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil. O BioPESB reúne pesquisadores e extensionistas de diferentes áreas da ciência que atuam, de forma conjunta, no campo da bioprospecção e uso sustentável dos recursos naturais de áreas remanescentes da Mata Atlântica local.

Além da importância de se estudar a biodiversidade da Mata Atlântica, o fato de as pesquisas do BioPESB serem focadas na região da Serra do Brigadeiro, com delimitações geográfica e sócio-demográfica do espaço de atuação, se deve a criação de uma relação de compromisso e confiança entre os atores envolvidos, contribuindo para a gestão integrada das atividades.

Conheça o site do BioPESB