Informativos

Assembleia Geral da ONU

Uma reunião que começou no dia 21 e terminou no dia 27 de setembro, na sede da ONU, reuniu os líderes dos países para discutir sobre vários assuntos importantes do mundo, dentre eles as mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável.

Cada líder foi orientado a apresentar, na cúpula de reuniões, estratégias para neutralizar a emissão de carbono até 2050 e também a levar planos efetivos para conter a emissão de gases de efeito estufa. Cada vez mais líderes de negócios estão se conscientizando para o fato de que lucro e sustentabilidade caminham juntos, e de que ações contra a mudança global do clima representam também a maior oportunidade de negócios nas próximas décadas.

No setor privado 87 das maiores empresas do mundo se comprometeram a cumprir metas climáticas em suas operações. No setor financeiro alguns dos maiores fundos de pensão e seguradoras, se juntaram para formar a Aliança de Proprietários de Bens, órgão que se comprometeu a realocar seus investimentos em investimentos que sejam neutros em carbono até 2050.

Especificamente nos dias 24 e 25, os Chefes de Estado analisaram e discutiram acerca do projeto da Agenda 2030, que se trata da implementação e cumprimento dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Os líderes estipularam o prazo de uma década para a entrega do ODS, e anunciaram também as mais de 100 ações que foram elaboradas para acelerar essa conquista.

Saiba mais detalhes da 74ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas no site: https://news.un.org/pt/events/unga74

Bioprospecção

A atividade de bioprospecção é definida como a pesquisa sistemática para a busca de compostos químicos, genes, micro e macrorganismos e outros produtos naturais disponíveis para seu potencial uso nas indústrias farmacêutica, agrícola e biotecnológica, de forma a obter novos produtos e processos que apresentem elevado valor comercial.

SAIBA MAIS

Plataforma-Mapa


A atividade de bioprospecção é definida como a pesquisa sistemática para a busca de compostos químicos, genes, micro e macrorganismos e outros produtos naturais disponíveis para seu potencial uso nas indústrias farmacêutica, agrícola e biotecnológica, de forma a obter novos produtos.

Espaço Ciência

Toda esta diversidade de plantas das florestas tropicais ainda é pouco conhecida pelos pesquisadores.
Dados recentes indicam que menos de 1% dessas espécies vegetais foram investigadas cientificamente no campo da medicina.

Neste universo, várias moléculas presentes nestas plantas são totalmente desconhecidas do ponto de vista da química e quanto ao seu potencial como fármaco ou outros produtos de interesse para a sociedade.

BioPESB

Programa de Bioprospecção e Uso Sustentável dos Recursos Naturais da Serra do Brigadeiro


O Programa envolve vários projetos do grupo de pesquisa também intitulado BioPESB, reconhecido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil. O BioPESB reúne pesquisadores e extensionistas de diferentes áreas da ciência que atuam, de forma conjunta, no campo da bioprospecção e uso sustentável dos recursos naturais de áreas remanescentes da Mata Atlântica local.

Além da importância de se estudar a biodiversidade da Mata Atlântica, o fato de as pesquisas do BioPESB serem focadas na região da Serra do Brigadeiro, com delimitações geográfica e sócio-demográfica do espaço de atuação, se deve a criação de uma relação de compromisso e confiança entre os atores envolvidos, contribuindo para a gestão integrada das atividades.

Conheça o site do BioPESB