Informativos

Banca de Mestrado – Isabella Britto

O Brasil é um dos países com maior consumo de agrotóxico no mundo! Atualmente, sérios problemas são decorrentes do uso abusivo de agrotóxicos, como contaminação do meio ambiente e causa de doenças humanas. Ao mesmo tempo, o uso de defensivos agrícolas é necessário para a agricultura, uma vez que as plantas sofrem ataques de vários insetos e microrganismos.

Buscar defensivos agrícolas eficazes e menos agressivos ao meio ambiente e ao consumidor foi o desafio inicialmente proposto pela mestranda do grupo BIOPROS, Isabella Oliveira Britto. Depois de dois anos de intensos experimentos realizados em diferentes laboratórios da UFV, Isabella defendeu no dia 19 de fevereiro, às 14h no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFV, a dissertação intitulada “Avaliação da ação inseticida, ecotoxicidade e fitotoxicidade de extratos de Ficus carica Lin (Moraceae).

O trabalho teve como membros orientadores os professores João Paulo Viana Leite (DBB/UFV) e Eugênio Eduardo de Oliveira do Departamento de Entomologia (DDE/UFV). Isabella é mestranda do Programa de Bioquímica Aplicada da UFV.

 

Bioprospecção

A atividade de bioprospecção é definida como a pesquisa sistemática para a busca de compostos químicos, genes, micro e macrorganismos e outros produtos naturais disponíveis para seu potencial uso nas indústrias farmacêutica, agrícola e biotecnológica, de forma a obter novos produtos e processos que apresentem elevado valor comercial.

SAIBA MAIS

Plataforma-Mapa


A atividade de bioprospecção é definida como a pesquisa sistemática para a busca de compostos químicos, genes, micro e macrorganismos e outros produtos naturais disponíveis para seu potencial uso nas indústrias farmacêutica, agrícola e biotecnológica, de forma a obter novos produtos.

Espaço Ciência

Toda esta diversidade de plantas das florestas tropicais ainda é pouco conhecida pelos pesquisadores.
Dados recentes indicam que menos de 1% dessas espécies vegetais foram investigadas cientificamente no campo da medicina.

Neste universo, várias moléculas presentes nestas plantas são totalmente desconhecidas do ponto de vista da química e quanto ao seu potencial como fármaco ou outros produtos de interesse para a sociedade.

BioPESB

Programa de Bioprospecção e Uso Sustentável dos Recursos Naturais da Serra do Brigadeiro


O Programa envolve vários projetos do grupo de pesquisa também intitulado BioPESB, reconhecido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil. O BioPESB reúne pesquisadores e extensionistas de diferentes áreas da ciência que atuam, de forma conjunta, no campo da bioprospecção e uso sustentável dos recursos naturais de áreas remanescentes da Mata Atlântica local.

Além da importância de se estudar a biodiversidade da Mata Atlântica, o fato de as pesquisas do BioPESB serem focadas na região da Serra do Brigadeiro, com delimitações geográfica e sócio-demográfica do espaço de atuação, se deve a criação de uma relação de compromisso e confiança entre os atores envolvidos, contribuindo para a gestão integrada das atividades.

Conheça o site do BioPESB