A atividade de bioprospecção é definida como a pesquisa sistemática para a busca de compostos químicos, genes, micro e macrorganismos e outros produtos naturais disponíveis para seu potencial uso nas indústrias farmacêutica, agrícola e biotecnológica, de forma a obter novos produtos e processos que apresentem elevado valor comercial.
SAIBA MAISInformativos
Boletim PLANFAVI foca em linha de pesquisa do BIOPROS
Com o título “As plantas medicinais como aliadas para a produção de alimentos
saudáveis”, o professor João Paulo Viana Leite, coordenador do BIOPROS, foi
convidado a escrever o editorial da edição especial de número 50 do Boletim
PLANFAVI, do Sistema de Farmacovigilância em Plantas Medicinais da Universidade
Federal de São Paulo (UNIFESP). O Boletim é uma importante publicação do Centro
Brasileiro de Informação sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID), que tem como diretor
o respeitado pesquisador Elisaldo Luiz de Araujo Carlini, atualmente professor emérito
da UNIFESP. O Boletim PLANFAVI, coordenado pelo professor Ricardo Tabach, é
uma importante referência nacional sobre farmacovigilância no campo da Fitoterapia.
Leia o editorial na íntegra no link: https://www.cebrid.com.br/boletins/planfavi/
Plataforma-Mapa
A atividade de bioprospecção é definida como a pesquisa sistemática para a busca de compostos químicos, genes, micro e macrorganismos e outros produtos naturais disponíveis para seu potencial uso nas indústrias farmacêutica, agrícola e biotecnológica, de forma a obter novos produtos.
Espaço Ciência
Toda esta diversidade de plantas das florestas tropicais ainda é pouco conhecida pelos pesquisadores.
Dados recentes indicam que menos de 1% dessas espécies vegetais foram investigadas cientificamente no campo da medicina.
Neste universo, várias moléculas presentes nestas plantas são totalmente desconhecidas do ponto de vista da química e quanto ao seu potencial como fármaco ou outros produtos de interesse para a sociedade.
BioPESB
Programa de Bioprospecção e Uso Sustentável dos Recursos Naturais da Serra do Brigadeiro
O Programa envolve vários projetos do grupo de pesquisa também intitulado BioPESB, reconhecido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil. O BioPESB reúne pesquisadores e extensionistas de diferentes áreas da ciência que atuam, de forma conjunta, no campo da bioprospecção e uso sustentável dos recursos naturais de áreas remanescentes da Mata Atlântica local.
Além da importância de se estudar a biodiversidade da Mata Atlântica, o fato de as pesquisas do BioPESB serem focadas na região da Serra do Brigadeiro, com delimitações geográfica e sócio-demográfica do espaço de atuação, se deve a criação de uma relação de compromisso e confiança entre os atores envolvidos, contribuindo para a gestão integrada das atividades.
Conheça o site do BioPESB