Informativos

Pesquisadores do BIOPROS participam do Inova Minas 2016

Doutorandos Antônio Xavier e Alisson Almeida no stand do BIOPROS durante o Inova Minas 2016.

Doutorandos Antônio Xavier e Alisson Almeida no stand do BIOPROS durante o Inova Minas 2016.

A segunda edição da mostra Inova Minas FAPEMIG aconteceu entre os dias 5 e 7 de agosto, no circuito cultural da Praça da Liberdade. O objetivo da feira foi divulgar, junto à sociedade, o esforço realizado pelas universidades, centros de pesquisa e empresas para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado. Para isso, foram apresentados projetos de pesquisa que contribuem para solucionar problemas do nosso cotidiano, entre estes, os projetos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa BIOPROS. Os doutorandos Antônio Xavier e Alisson Almeida tiveram a oportunidade de conversar com o público presente sobre as pesquisas realizadas pelo grupo na área de bioprospecção farmacêutica de produtos naturais bioativos oriundos dos biomas Cerrado e Mata Atlantica de Minas Gerais.

Os projetos participantes no evento foram escolhidos por uma comissão da Fapemig

com base nos resultados gerados e em sua capacidade de criar soluções e gerar renda e riquezas, empregos novos e tradicionais, no contexto da nova economia. Como destaca o presidente da FAPEMIG, Evaldo Vilela, é preciso que os conhecimentos desenvolvidos em universidades e centros de pesquisa sejam mais conhecidos e utilizados para movimentar a economia. “A mostra permite que o conhecimento produzido na academia seja mostrado para o cidadão. São projetos financiados com dinheiro público e que têm impacto na vida de todos”, destaca.

Bioprospecção

A atividade de bioprospecção é definida como a pesquisa sistemática para a busca de compostos químicos, genes, micro e macrorganismos e outros produtos naturais disponíveis para seu potencial uso nas indústrias farmacêutica, agrícola e biotecnológica, de forma a obter novos produtos e processos que apresentem elevado valor comercial.

SAIBA MAIS

Plataforma-Mapa


A atividade de bioprospecção é definida como a pesquisa sistemática para a busca de compostos químicos, genes, micro e macrorganismos e outros produtos naturais disponíveis para seu potencial uso nas indústrias farmacêutica, agrícola e biotecnológica, de forma a obter novos produtos.

Espaço Ciência

Toda esta diversidade de plantas das florestas tropicais ainda é pouco conhecida pelos pesquisadores.
Dados recentes indicam que menos de 1% dessas espécies vegetais foram investigadas cientificamente no campo da medicina.

Neste universo, várias moléculas presentes nestas plantas são totalmente desconhecidas do ponto de vista da química e quanto ao seu potencial como fármaco ou outros produtos de interesse para a sociedade.

BioPESB

Programa de Bioprospecção e Uso Sustentável dos Recursos Naturais da Serra do Brigadeiro


O Programa envolve vários projetos do grupo de pesquisa também intitulado BioPESB, reconhecido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil. O BioPESB reúne pesquisadores e extensionistas de diferentes áreas da ciência que atuam, de forma conjunta, no campo da bioprospecção e uso sustentável dos recursos naturais de áreas remanescentes da Mata Atlântica local.

Além da importância de se estudar a biodiversidade da Mata Atlântica, o fato de as pesquisas do BioPESB serem focadas na região da Serra do Brigadeiro, com delimitações geográfica e sócio-demográfica do espaço de atuação, se deve a criação de uma relação de compromisso e confiança entre os atores envolvidos, contribuindo para a gestão integrada das atividades.

Conheça o site do BioPESB