Expedição Saberes da Mata Atlântica realiza mais uma edição

Um dia repleto de atividades lúdicas voltadas para a conservação do meio ambiente e à prática da ciência e tecnologia. Esta foi a jornada que estudantes de escolas públicas do município de São Francisco do Glória, MG, puderam participar no último dia 05 de abril. Nesta data ocorreu o XVI Fórum Regional de Educação Ambiental Mirim (ForEA Mirim), que também contou com diversas apresentações artísticas, culturais e visita à Feira de Boas Práticas. No evento, o projeto de popularização da ciência “Expedição Saberes da Mata Atlântica” do grupo BIOPROS/UFV esteve presente com atividades voltadas a estudantes do ensino fundamental e médio.
  Mais uma vez o Caminhão da Ciência, que se transforma em uma sala de exibição de filmes, proporcionou que os estudantes locais conhecessem sobre as atividades de pesquisadores do grupo BIOPROS na busca de novas moléculas químicas a partir de plantas da floresta Atlântica. Um pequeno laboratório também foi montado na Escola Estadual Santo Agostinho e os estudantes tiveram oportunidade de realizar práticas científicas, como produção de extratos vegetais, identificação botânica e observação de células em microscópios. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de São Francisco do Glória, Instituto Estadual de Floresta (IEF), Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e Universidade Federal de Viçosa.

Bioprospecção

A atividade de bioprospecção é definida como a pesquisa sistemática para a busca de compostos químicos, genes, micro e macrorganismos e outros produtos naturais disponíveis para seu potencial uso nas indústrias farmacêutica, agrícola e biotecnológica, de forma a obter novos produtos e processos que apresentem elevado valor comercial.

Plataforma-Mapa

A atividade de bioprospecção é definida como a pesquisa sistemática para a busca de compostos químicos, genes, micro e macrorganismos e outros produtos naturais disponíveis para seu potencial uso nas indústrias farmacêutica, agrícola e biotecnológica, de forma a obter novos produtos.

Espaço Ciência

Toda esta diversidade de plantas das florestas tropicais ainda é pouco conhecida pelos pesquisadores.
Dados recentes indicam que menos de 1% dessas espécies vegetais foram investigadas cientificamente no campo da medicina.

Neste universo, várias moléculas presentes nestas plantas são totalmente desconhecidas do ponto de vista da química e quanto ao seu potencial como fármaco ou outros produtos de interesse para a sociedade.

BioPESB

Programa de Bioprospecção e Uso Sustentável dos Recursos Naturais da Serra do Brigadeiro

O Programa envolve vários projetos do grupo de pesquisa também intitulado BioPESB, reconhecido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil. O BioPESB reúne pesquisadores e extensionistas de diferentes áreas da ciência que atuam, de forma conjunta, no campo da bioprospecção e uso sustentável dos recursos naturais de áreas remanescentes da Mata Atlântica local.

Além da importância de se estudar a biodiversidade da Mata Atlântica, o fato de as pesquisas do BioPESB serem focadas na região da Serra do Brigadeiro, com delimitações geográfica e sócio-demográfica do espaço de atuação, se deve a criação de uma relação de compromisso e confiança entre os atores envolvidos, contribuindo para a gestão integrada das atividades.

Conheça o site do BioPESB