Informativos

Dia Internacional da Biodiversidade – 22/05

Especialistas das Nações Unidas alertam que quase 1 milhão de espécies de animais e plantas correm risco de extinção dentro de décadas.

Infelizmente tem mais motivos para nos preocupar do que comemorar no dia da Biodiversidade. A data marca a entrada em vigor do tratado internacional Convenção da Diversidade Biológica, assinado por 196 países, para garantir a conservação e uso sustentável da riqueza natural do planeta.

Segundo relatório produzido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que contou com trabalho de 400 especialistas de ao menos 50 países, em torno de 25% das espécies de plantas e de animais do planeta estão vulneráveis. Esta percentagem mostra que uma em cada quatro espécies está em risco de extinção. Em torno de 1 milhão de espécies já enfrentam risco de extinção dentro das próximas décadas.

O rápido processo de degradação ambiental em escala planetária coloca em risco a sobrevivência das futuras gerações, repercutindo na produção de alimentos, escassez de água, aquecimento global e desastres ambientais.

Este aviso prévio dos cientistas deve nortear políticas de desenvolvimento que levem em consideração da conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. No campo da Bioprospecção Farmacêutica, a ameaça de desaparecimento de várias espécies de plantas, animais e fungos sem ao menos ter tido tempo de se pesquisar pode representar a impossibilidade de descoberta de novos medicamentos para a humanidade.

Bioprospector, faça de sua pesquisa uma luta pela conservação da biodiversidade. Nosso objeto de trabalho, o “patrimônio genético”, é também esperança para a sobrevivência das futuras gerações.

 

SAIBA MAIS:

Link: https://www.ipbes.net/news/Media-Release-Global-Assessment

https://nacoesunidas.org/relatorio-da-onu-mostra-que-1-milhao-de-especies-de-animais-e-plantas-enfrentam-risco-de-extincao/

Bioprospecção

A atividade de bioprospecção é definida como a pesquisa sistemática para a busca de compostos químicos, genes, micro e macrorganismos e outros produtos naturais disponíveis para seu potencial uso nas indústrias farmacêutica, agrícola e biotecnológica, de forma a obter novos produtos e processos que apresentem elevado valor comercial.

SAIBA MAIS

Plataforma-Mapa


A atividade de bioprospecção é definida como a pesquisa sistemática para a busca de compostos químicos, genes, micro e macrorganismos e outros produtos naturais disponíveis para seu potencial uso nas indústrias farmacêutica, agrícola e biotecnológica, de forma a obter novos produtos.

Espaço Ciência

Toda esta diversidade de plantas das florestas tropicais ainda é pouco conhecida pelos pesquisadores.
Dados recentes indicam que menos de 1% dessas espécies vegetais foram investigadas cientificamente no campo da medicina.

Neste universo, várias moléculas presentes nestas plantas são totalmente desconhecidas do ponto de vista da química e quanto ao seu potencial como fármaco ou outros produtos de interesse para a sociedade.

BioPESB

Programa de Bioprospecção e Uso Sustentável dos Recursos Naturais da Serra do Brigadeiro


O Programa envolve vários projetos do grupo de pesquisa também intitulado BioPESB, reconhecido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil. O BioPESB reúne pesquisadores e extensionistas de diferentes áreas da ciência que atuam, de forma conjunta, no campo da bioprospecção e uso sustentável dos recursos naturais de áreas remanescentes da Mata Atlântica local.

Além da importância de se estudar a biodiversidade da Mata Atlântica, o fato de as pesquisas do BioPESB serem focadas na região da Serra do Brigadeiro, com delimitações geográfica e sócio-demográfica do espaço de atuação, se deve a criação de uma relação de compromisso e confiança entre os atores envolvidos, contribuindo para a gestão integrada das atividades.

Conheça o site do BioPESB