Informativos

BIOPROS no Simpósio de Integração Acadêmica – SIA 2019

Com a temática “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, aconteceu durante os dias 21 e 26 de outubro de 2019 a décima edição do Simpósio de Integração Acadêmica – SIA 2019. Bioeconomia, é uma economia

baseada em recursos biológicos ou naturais e um tema aderente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) divulgados pela ONU, que vem sendo difundida desde os anos 70. Apesar de ainda não muito conhecida, ela defende a utilização, aproveitamento e reaproveitamento de recursos naturais e/ou biológicos, e abrange diversos setores produtivos da sociedade, desde a saúde ou a agricultura, até a indústria química e o setor energético, tendo como essência a sustentabilidade.

Este ano, quatro pesquisadores do BIOPROS apresentaram seus resultados de pesquisa na forma de pôster ao público presente, sendo três de iniciação científica e uma de mestrado.

 

Trabalhos apresentados por pesquisadores do BIOPROS no SIA 2019

Pesquisadora: Bianca Cristina Carvalho Reis

Título: Atividade citotóxica de espécies vegetais nativas da Mata Atlântica sobre linhagem celular de melanoma.

Pesquisador: Felipe Corrêa Ribeiro (graduando em Engenharia Florestal)

Título: Acesso ao patrimônio genético vegetal de espécies nativas da Mata Atlântica visando pesquisa de bioprospecção de produtos naturais bioativos.

Pesquisadora: Geovana Batista Rosa de Souza (graduanda em Bioquímica)

Título: Bioprospecção de produtos naturais com promissora atividade anti-candida em espécies vegetais da Mata Atlântica.

Pesquisadora: Jordana Luizi dos Prazeres (mestranda PPGBA)

Título: Distribuição geográfica e propagação da espécie vegetal Aureliana velutina: estratégia para o uso sustentável de produtos florestais não madeireiros.

Saiba mais em: https://www2.dti.ufv.br/noticias/scripts/exibeNoticiaMulti.php?codNot=31614&link=corpo

Bioprospecção

A atividade de bioprospecção é definida como a pesquisa sistemática para a busca de compostos químicos, genes, micro e macrorganismos e outros produtos naturais disponíveis para seu potencial uso nas indústrias farmacêutica, agrícola e biotecnológica, de forma a obter novos produtos e processos que apresentem elevado valor comercial.

SAIBA MAIS

Plataforma-Mapa


A atividade de bioprospecção é definida como a pesquisa sistemática para a busca de compostos químicos, genes, micro e macrorganismos e outros produtos naturais disponíveis para seu potencial uso nas indústrias farmacêutica, agrícola e biotecnológica, de forma a obter novos produtos.

Espaço Ciência

Toda esta diversidade de plantas das florestas tropicais ainda é pouco conhecida pelos pesquisadores.
Dados recentes indicam que menos de 1% dessas espécies vegetais foram investigadas cientificamente no campo da medicina.

Neste universo, várias moléculas presentes nestas plantas são totalmente desconhecidas do ponto de vista da química e quanto ao seu potencial como fármaco ou outros produtos de interesse para a sociedade.

BioPESB

Programa de Bioprospecção e Uso Sustentável dos Recursos Naturais da Serra do Brigadeiro


O Programa envolve vários projetos do grupo de pesquisa também intitulado BioPESB, reconhecido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil. O BioPESB reúne pesquisadores e extensionistas de diferentes áreas da ciência que atuam, de forma conjunta, no campo da bioprospecção e uso sustentável dos recursos naturais de áreas remanescentes da Mata Atlântica local.

Além da importância de se estudar a biodiversidade da Mata Atlântica, o fato de as pesquisas do BioPESB serem focadas na região da Serra do Brigadeiro, com delimitações geográfica e sócio-demográfica do espaço de atuação, se deve a criação de uma relação de compromisso e confiança entre os atores envolvidos, contribuindo para a gestão integrada das atividades.

Conheça o site do BioPESB