Informativos

Pesquisa mostra que Floresta Amazônica de pé é bom negócio para o Brasil

Enquanto o mundo todo está com os olhos voltados para as queimadas na Floresta Amazônia, um artigo de pesquisadores brasileiros publicado na Nature Sustainability, uma das revistas científicas de maior prestígio mundial, oferece ao país mais um bom motivo para mantê-la de pé. O estudo quantificou uma parte dos serviços ecossistêmicos prestados pela Floresta e indicou quantos dólares o Brasil pode perder a cada quilômetro quadrado desmatado, caso estes serviços não sejam mais prestados. E trata-se de muito, muito dinheiro.

Os ecossistemas naturais prestam, gratuitamente, vários tipos de serviços ecossistêmicos, dos quais os humanos se beneficiam. Embora alguns desses serviços, como a conservação da biodiversidade, não possam ser quantificados economicamente, outros têm um valor financeiro considerável, como, por exemplo, o controle de erosão, a prevenção de enchentes, a regulação climática e o extrativismo de produtos naturais (borracha, madeira, frutas e sementes).

O artigo aponta que, definitivamente, não vale a pena avançar sobre a Amazônia. O ganho financeiro em área desmatada para agricultura e pecuária não compensa a perda da riqueza que a Floresta, de pé, pode gerar ao país com os muitos serviços

ecossistêmicos que gera. Considerando apenas o que a Amazônia faz pelo equilíbrio de chuvas no Brasil são mais de 420 milhões de dólares anuais, o que equivale a 35% do total da rentabilidade líquida da soja em Mato Grosso. Analisando esta conta ao contrário significa dizer que, com o desmatamento, um único estado do país perderia, por ano em produtividade agrícola, meio bilhão de dólares.

Leia mais em: https://www2.dti.ufv.br/noticias/scripts/exibeCiencia.php?codNot=31292

Bioprospecção

A atividade de bioprospecção é definida como a pesquisa sistemática para a busca de compostos químicos, genes, micro e macrorganismos e outros produtos naturais disponíveis para seu potencial uso nas indústrias farmacêutica, agrícola e biotecnológica, de forma a obter novos produtos e processos que apresentem elevado valor comercial.

Plataforma-Mapa

A atividade de bioprospecção é definida como a pesquisa sistemática para a busca de compostos químicos, genes, micro e macrorganismos e outros produtos naturais disponíveis para seu potencial uso nas indústrias farmacêutica, agrícola e biotecnológica, de forma a obter novos produtos.

Espaço Ciência

Toda esta diversidade de plantas das florestas tropicais ainda é pouco conhecida pelos pesquisadores.
Dados recentes indicam que menos de 1% dessas espécies vegetais foram investigadas cientificamente no campo da medicina.

Neste universo, várias moléculas presentes nestas plantas são totalmente desconhecidas do ponto de vista da química e quanto ao seu potencial como fármaco ou outros produtos de interesse para a sociedade.

BioPESB

Programa de Bioprospecção e Uso Sustentável dos Recursos Naturais da Serra do Brigadeiro

O Programa envolve vários projetos do grupo de pesquisa também intitulado BioPESB, reconhecido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil. O BioPESB reúne pesquisadores e extensionistas de diferentes áreas da ciência que atuam, de forma conjunta, no campo da bioprospecção e uso sustentável dos recursos naturais de áreas remanescentes da Mata Atlântica local.

Além da importância de se estudar a biodiversidade da Mata Atlântica, o fato de as pesquisas do BioPESB serem focadas na região da Serra do Brigadeiro, com delimitações geográfica e sócio-demográfica do espaço de atuação, se deve a criação de uma relação de compromisso e confiança entre os atores envolvidos, contribuindo para a gestão integrada das atividades.

Conheça o site do BioPESB