Bioprospecção

Bioprospecção

 

O termo biodiversidade refere-se a diversidade genética encontrada em populações, espécies, comunidades, habitats, ecossistemas e paisagens. Essa diversidade dos genes resultou, ao longo do tempo, não somente na enorme variedade de organismos que habitam o planeta, como também na grande diversidade genética dentro de cada espécie.

Até o momento, são conhecidas cerca de dois milhões de espécies em todo o planeta, entretanto, estima-se que este número possa chegar entre 10 a 15 milhões de espécies. No Brasil, as estimativas mais conservadoras indicam que o país abriga 13,2% de todas as espécies já descritas pela ciência, além de aproximadamente 40% das florestas tropicais remanescentes do mundo. A conservação dessa diversidade genética em escala planetária tem sido nos últimos anos tema de grande debate nos fóruns internacionais, sendo considerado assunto estratégico quando se fala de sua utilização. No caso do bioma Mata Atlântica, considerada uma das regiões de prioridade para a pesquisa do planeta (hotspot), possui várias espécies vegetais somente encontradas neste bioma, sendo consideradas espécies endêmicas, com vias metabólicas secundárias particulares, podendo biossintetizar compostos químicos únicos, não presentes em outras espécies de seres vivos.

A Convenção de Diversidade Biológica, em seu artigo 7, tem estabelecido que os países signatários devem identificar componentes da biodiversidade importantes para a conservação e uso sustentável dos recursos naturais, e monitorá-los. Ao assinar a Agenda 21 da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, o Brasil assumiu o compromisso de criar mecanismos para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade brasileira, que abriga o patrimônio genético.

A ciência tem mostrado que a floresta reserva um grande tesouro para a humanidade, depositado na forma de milhares de substâncias químicas presentes nas células dos organismos que vivem no interior da mata. Tais substâncias são compostos de grande aplicabilidade e interesse humano, produzidos por plantas, animais, pequenos insetos e microrganismos como fungos e bactérias. A investigação científica desse universo pode representar o desenvolvimento de novos alimentos, medicamentos, cosméticos e agroquímicos.

Bioprospecção

A atividade de bioprospecção é definida como a pesquisa sistemática para a busca de compostos químicos, genes, micro e macrorganismos e outros produtos naturais disponíveis para seu potencial uso nas indústrias farmacêutica, agrícola e biotecnológica, de forma a obter novos produtos e processos que apresentem elevado valor comercial.

SAIBA MAIS

Plataforma-Mapa


A atividade de bioprospecção é definida como a pesquisa sistemática para a busca de compostos químicos, genes, micro e macrorganismos e outros produtos naturais disponíveis para seu potencial uso nas indústrias farmacêutica, agrícola e biotecnológica, de forma a obter novos produtos.

Espaço Ciência

Toda esta diversidade de plantas das florestas tropicais ainda é pouco conhecida pelos pesquisadores.
Dados recentes indicam que menos de 1% dessas espécies vegetais foram investigadas cientificamente no campo da medicina.

Neste universo, várias moléculas presentes nestas plantas são totalmente desconhecidas do ponto de vista da química e quanto ao seu potencial como fármaco ou outros produtos de interesse para a sociedade.

BioPESB

Programa de Bioprospecção e Uso Sustentável dos Recursos Naturais da Serra do Brigadeiro


O Programa envolve vários projetos do grupo de pesquisa também intitulado BioPESB, reconhecido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil. O BioPESB reúne pesquisadores e extensionistas de diferentes áreas da ciência que atuam, de forma conjunta, no campo da bioprospecção e uso sustentável dos recursos naturais de áreas remanescentes da Mata Atlântica local.

Além da importância de se estudar a biodiversidade da Mata Atlântica, o fato de as pesquisas do BioPESB serem focadas na região da Serra do Brigadeiro, com delimitações geográfica e sócio-demográfica do espaço de atuação, se deve a criação de uma relação de compromisso e confiança entre os atores envolvidos, contribuindo para a gestão integrada das atividades.

Conheça o site do BioPESB