Plataforma-mapa

Tecnologia

Acesso ao material vegetal (Acervo BIOPROS)

Apesar do grande número estimado de espécies vegetais existentes no território nacional, apenas pequena parcela tem sido investigada cientificamente quanto ao seu potencial farmacêutico. Atualmente, esse imenso patrimônio genético, já escasso nos países desenvolvidos, tem inestimável valor econômico-estratégico no campo do desenvolvimento de novos fármacos. A pesquisa da biodiversidade representa, assim, uma promissora estratégia para a descoberta de novos fármacos. Na pesquisa de bioprospecção de novos medicamentos nas florestas existem diferentes estratégias que os pesquisadores utilizam para acessar a grande diversidade biológica. No caso da Mata Atlântica, onde são conhecidas próximo de 20.000 espécies de plantas, encontrar um extrato ou uma droga ativa é como se buscar “agulha no palheiro”.

Para isto, é importante ter estratégias de acesso que permite otimizar esta pesquisa de busca de produtos naturais bioativos em meio a grande diversidade biológica. É neste pensamento, que grupo de pesquisadores do BIOPROS de diferentes áreas do conhecimento se uniram para trabalhar de forma integrada e complementar. Empregando técnicas de informática, engenharia florestal, agronômica, química e de biologia, o BIOPROS tem conseguido, de forma racional, obter informações farmacoquímicas sobre a flora nativa brasileira, sendo várias dessas espécies consideradas endêmicas. Dessa forma tem sido possível atribuir propriedades a estas plantas que podem servir para a geração de produtos de interesse para a sociedade, empregando de forma sustentável os recursos vegetais.

Bioprospecção

A atividade de bioprospecção é definida como a pesquisa sistemática para a busca de compostos químicos, genes, micro e macrorganismos e outros produtos naturais disponíveis para seu potencial uso nas indústrias farmacêutica, agrícola e biotecnológica, de forma a obter novos produtos e processos que apresentem elevado valor comercial.

SAIBA MAIS

Plataforma-Mapa


A atividade de bioprospecção é definida como a pesquisa sistemática para a busca de compostos químicos, genes, micro e macrorganismos e outros produtos naturais disponíveis para seu potencial uso nas indústrias farmacêutica, agrícola e biotecnológica, de forma a obter novos produtos.

Espaço Ciência

Toda esta diversidade de plantas das florestas tropicais ainda é pouco conhecida pelos pesquisadores.
Dados recentes indicam que menos de 1% dessas espécies vegetais foram investigadas cientificamente no campo da medicina.

Neste universo, várias moléculas presentes nestas plantas são totalmente desconhecidas do ponto de vista da química e quanto ao seu potencial como fármaco ou outros produtos de interesse para a sociedade.

BioPESB

Programa de Bioprospecção e Uso Sustentável dos Recursos Naturais da Serra do Brigadeiro


O Programa envolve vários projetos do grupo de pesquisa também intitulado BioPESB, reconhecido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil. O BioPESB reúne pesquisadores e extensionistas de diferentes áreas da ciência que atuam, de forma conjunta, no campo da bioprospecção e uso sustentável dos recursos naturais de áreas remanescentes da Mata Atlântica local.

Além da importância de se estudar a biodiversidade da Mata Atlântica, o fato de as pesquisas do BioPESB serem focadas na região da Serra do Brigadeiro, com delimitações geográfica e sócio-demográfica do espaço de atuação, se deve a criação de uma relação de compromisso e confiança entre os atores envolvidos, contribuindo para a gestão integrada das atividades.

Conheça o site do BioPESB